domingo, 7 de abril de 2013

9. INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPORAL

1. COMO OCORRE A INFLUÊNCIA?





Os Espíritos exercem tamanha influência sobre os nossos pensamentos e atos que amiúde somos por eles dirigidos. Isto se dá, porque os Espíritos povoam os mesmos espaços em que vivemos, acompanham-nos em nossas atividades e ocupações, vão conosco aos lugares que frequentamos, seguindo-nos, ou evitando-nos, conforme os atraímos ou os repelimos. Estamos cercados por Espíritos, e a sua influência oculta sobre os nossos pensamentos e atos se faz sentir pelo grau de afinidade que mantivermos com eles.

        Em O Livro dos Espíritos, Kardec coloca o seguinte:

459. “Influem os espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos?”
Resposta: “Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto, que, de ordinário, são eles que vos dirigem”.

       Esclarece ainda o Codificador no Livro dos Médiuns:

“Essa influência é permanente e os que não se preocupam com os Espíritos, ou nem mesmo creem na sua existência, estão expostos a ela como os outros, e até mais do que os outros, por não disporem de meios de defesa” (Item 244).

“Seria errado pensar que é necessário ser médium para atrair os seres do mundo invisível. Eles povoam o espaço, estão constantemente ao nosso redor, nos acompanham, nos veem e observam, intrometem-se nas nossas reuniões, procuram-nos ou evitam-nos, conforme os atrairmos ou repelirmos” (Item 232).

      Assim, todos nós, de uma maneira ou de outra, estamos sujeitos à influência dos Espíritos desencarnados. Comumente, temos ao nosso lado uma multidão de espíritos que nos observam e que podem ver tudo aquilo que fazemos, muitas vezes chegam a conhecer o que desejamos ocultar de nós mesmos.
Essa influência espiritual pode ser classificada de acordo com os seus efeitos em:






INFLUÊNCIA ESPIRITUAL
(pelos efeitos)



POSITIVA


Espíritos Superiores
espíritos bons, propensos ao bem, aqueles que querem nos ajudar em nosso progresso espiritual. Exemplo: nosso Anjo da Guarda.


NEGATIVA


Espíritos Inferiores
os malfazejos e ignorantes do bem, agem assim, por ainda não estarem plenamente conscientes de sua situação no mundo espiritual.

        O intercâmbio do pensamento é movimento livre no Universo. Desencarnados e encarnados, em todos os setores de atividade terrestre, vivem na mais ampla permuta de ideias. Cada mente é um verdadeiro mundo de emissão e recepção e cada qual atrai os que lhe assemelham. Os tristes agradam aos tristes, os ignorantes se reúnem, os criminosos comungam na mesma esfera, os bons estabelecem laços recíprocos de trabalho e realização.
Os Espíritos infelizes, de mente ultrajada, vivem mais com os companheiros encarnados do que se supõe. Misturam-se nas atividades comuns, perambulam no ninho doméstico, participam das conversações, seguem os comensais, de quem dependem em processo legítimo de vampirização (significa que agem como vampiros). 

Esses Espíritos sugam-lhes as energias vitais, com o objetivo de gozarem as sensações próprias dos encarnados. Geralmente essa ação é nefasta e leva o paciente à fraqueza, inclusive orgânica, acarretando doença mental e física de natureza diversa. Como exemplo podemos citar os casos de alcoolismo.
Já a ação dos Espíritos Superiores é outra. Os bons Espíritos só para o bem aconselham, suscitam bons pensamentos, desviam os homens da senda do mal, protegem na vida os que lhes mostram ser dignos de proteção e neutralizam a influência dos Espíritos imperfeitos sobre aqueles que não são gratos sofrê-la. 


Tomando consciência de que o pensamento exterioriza-se e projeta-se, formando imagens e sugestões que arremessa sobre os objetivos que se propõe atingir, nada mais natural que se consiga harmonia e felicidade, quando a emissão mental for equilibrada e edificante; ou aflição e quedas morais, se o pensamento for desequilibrado e doentio.
A química mental vive na base de todas as transformações, porque realmente evoluímos em profunda comunhão telepática com todos aqueles encarnados ou desencarnados que se afinam conosco. Pelo que foi dito, ficou patenteada a ação que os Espíritos exercem uns sobre os outros, sobretudo entre desencarnados e encarnados, estabelecendo-se, assim, uma reciprocidade constante de intercâmbio. Daí, ser difícil, senão impossível, determinadas ocasiões, distinguir um pensamento próprio de um que nos é sugerido.

2. COMO SE PROTEGER DA INFLUÊNCIA  

        Allan Kardec pergunta aos espíritos superiores, como devemos proceder para nos livrar dessa influência dos espíritos inferiores:

469. Por que meio podemos neutralizar a influência dos maus Espíritos?
“Praticando o bem e pondo em Deus toda a vossa confiança, repelireis a influência dos Espíritos inferiores e aniquilareis o império que desejam ter sobre vós. Guardai-vos de atender às sugestões dos Espíritos que vos suscitam maus pensamentos, que sopram a discórdia entre. vós outros e que vos insuflam as paixões más. Desconfiai especialmente dos que vos exaltam o orgulho, pois que esses vos assaltam pelo lado fraco. Essa a razão por que Jesus, na oração dominical, vos ensinou a dizer: “Senhor! Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.”

Podemos neutralizar a influência dos Espíritos inferiores praticando o bem e pondo em Deus toda a confiança; procurando repelir as sugestões inferiores, e não atendendo aos maus pensamentos que geram a discórdia, as lutas antifraternais, o ciúme, a inveja e a exaltação do orgulho.
À medida que se perseverar no propósito firme de melhoria, através do desligamento do mal, a influência provocada pelas entidades inferiores dará lugar aos conselhos e sugestões edificantes dos benfeitores espirituais.
Considerando a influência dos desencarnados, nos pensamentos, palavras e ações dos que se locomovem na carne, policia desejos e elaborações mentais para que as malhas delicadas e vigorosas da influenciação obsessiva não te retenham o passo na jornada clarificadora em que te encontras na conquista da luz que dimana de Jesus, o Sol Excelso da nossa vida.


        Quando desejamos o mal, atraímos influências más e somos portanto, ajudados pelos maus a praticar o mal.
     Para neutralizar a influência dos maus Espíritos, devemos ORAR, praticar o bem, resistir ao mal, vigiar nossos pensamentos e ações, colocando em DEUS e no MESTRE JESUS, nossa total confiança.
 

FONTES DE CONSULTA
1. Allan Kardec. O Livro dos Espíritos. Perg. 459 a 472
2. Rodolfo Calligaris. Páginas do Espiritismo Cristão. Somos o que pensamos FEB 1993,pág. 170.
3. Divaldo de Pereira Franco. Glossário Espírita Cristão. LEAL, 1976. pág.106.
4. Francisco Candido Xavier. Nos Domínios da Mediunidade. FEB, 1993, pág. 186.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário